Crianças superdotadas
de desenvolvimento tardio
* Neste mês das crianças, trazemos para você versão em português do texto da psicóloga Dra. Gail Post,
publicado originalmente em inglês, em março de 2019, no blog “Gifted Challenges”
- “Ele constrói essas estruturas incríveis de Lego e consegue se concentrar nelas por horas, mas não tem interesse em ler. Ele parece bem inteligente, mas se não sabe ler antes de começar o jardim de infância, acho que não pode ser um superdotado.”
- “Ela é muito intensa e fala cedo, e parece curiosa sobre muitas coisas. No entanto, ela tem pouco interesse em brincar com as outras crianças da pré-escola e prefere brincar sozinha. Ela parece imatura em comparação com as outras crianças, e nos preocupamos que ela pareça estar atrasada.”
- “Ele falou muito pouco até os 2 anos e meio. Parecia ouvir atentamente e responder, mas não usava as palavras. Ele fala bastante agora que tem 5 anos, mas não tão fluentemente quanto alguns de seus amigos. Mas parece adorar matemática e ciências. Ele tem um conhecimento quase enciclopédico sobre dinossauros e resolve problemas de matemática de cabeça por diversão. Preocupo-me, porém, que ele não se saia bem na Educação Infantil, pois parece estar atrasado na fala e nas habilidades verbais.”
1. Informe-se e tente ganhar alguma perspectiva. Reúna informações sobre o desenvolvimento infantil de crianças neurotípicas, duplamente excepcionais e superdotadas.
2. Busque apoio, mas seja seletiva sobre a quem você pede ajuda. Familiares, amigos, professores, pediatras, conselheiros, treinadores, babás — todos podem ter experiência com crianças superdotadas, neurotípicas ou até mesmo com “progresso normal”. No entanto, muitos podem interpretar mal ou julgar mal os superdotados que se desenvolvem “tardiamente”. Você pode ser inundado com sugestões e críticas sobre tudo, desde sua perspicácia parental até a trajetória profissional do seu filho de três anos. Fóruns online sobre superdotados também apresentam alguns dilemas — às vezes, os participantes podem ser bastante solidários; outras vezes, ler sobre crianças superdotadas pode desencadear seus piores medos.
O desenvolvimento da sua criança com altas habilidades e desenvolvimento tardio deve se equilibrar com o tempo. Lembre-se disso todos os dias. Se as dificuldades persistirem e o pediatra, professor ou psicólogo do seu filho suspeitar de um atraso significativo, procure uma avaliação com o profissional adequado. Isso pode exigir a expertise de um psicólogo escolar, neuropsicólogo, especialista em leitura, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional ou outro especialista. Quanto mais cedo você tiver clareza sobre quaisquer deficiências ou áreas que precisam de apoio, mais rapidamente quaisquer atrasos ou problemas serão resolvidos.