Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sophie Prignon

A belga Sophie Prignon é formada em Direito e Filosofia, certificada em mediação civil e comercial, além de ter especialização pela Universidade de Harvard em aptidão cognitiva. Nas horas “vagas” toca violino e escreve poesia, tendo publicado seu primeiro livro de poemas, “Nature”, em 2023. 

 

Identificada com altas habilidades aos 20 anos de idade, deparou-se com a falta de ferramentas concretas de apoio psicossocial aos superdotados. Na Suíça, onde vive há cerca de 10 anos, decidiu criar a Associação Suíça para Adolescentes e Adultos Superdotados (ASAAS), sendo a atual vice-presidente da organização. Nesse mesmo país, abriu o Cabinet Hi-Hind, centro multidisciplinar que oferece identificação e acompanhamento de pessoas superdotadas, onde atua como coach. 

 

Com uma equipe de especialistas, desenvolveu a QEGI – Qualitative Evaluation of Giftedness (Avaliação Qualitativa de Superdotação), uma ferramenta desenhada especialmente para a identificação de pessoas superdotadas. Hoje, aos 36 anos, está revisando seu livro “Sur le chemin du bien-être” (No caminho para o bem-estar), lançado em 2016, para ser publicado em nova edição.

Thais Mesquita

A brasileira Thais Mesquita é formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Nova Iorque, tem mestrado em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco.

 

É diplomata de carreira há 20 anos. Serviu nas embaixadas do Brasil na Argentina (2003-2004) e no Paraguai (2011-2013) e, por duas ocasiões, na missão do Brasil em Genebra (2006-2010), onde foi negociadora na Rodada Doha em questões comerciais e em acordos mundiais para a pesca. Foi assessora do então diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo, durante seu segundo mandato (2017-2019). 

 

Quando morou em Genebra, conheceu Sophie Prignon. Foi identificada com superdotação aos 40 anos e, desde então, abraçou a causa de promover o tema no Brasil. 

 

Além de “Deu Zebra! Descobrindo a superdotação”, em 2023, Thais Mesquita lançou o livro “Diplomatas: Sete trajetórias inspiradoras de mulheres diplomatas” (Editora Funag), em que foi co-organizadora. Hoje, aos 47 anos, ocupa a posição de Ministra Conselheira, representante alterna, na missão permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) em Washington, EUA.